inform-logo-medium

Em 2015, o capítulo brasileiro da SCIP recebeu a grande notícia da criação da iniciativa global, “SCIP Por Um Mundo Melhor” ou “SCIP For A Better World” (SCIP4BW). Ao mesmo tempo, veio o convite para pensar como a nossa experiência nas áreas de Inteligência e Estratégia poderia ser canalizada na promoção de um mundo com uma menor desigualdade socioeconômica.

Embora o Brasil tenha avançado significativamente na última década com programas que promoveram melhores indicadores sociais, ainda vivemos muito longe de ter uma realidade digna. Desta forma, acreditamos que o nosso país tem um grande potencial para satisfazer as iniciativas do programa SCIP4BW.

Logo no início, identificamos a necessidade de encontrar um parceiro de modo a não criar um programa completamente novo. O desafio que enfrentamos foi encontrar o parceiro certo, em um universo de mais de centenas de milhares de organizações brasileiras que trabalham no terceiro setor. Com uma mistura de inteligência colaborativa e algumas atitudes positivas, fomos apresentados à Ashoka e, desenvolvendo uma parceria, conseguimos dar os primeiros passos na nossa missão.

Com mais de 3.000 fellows em 90 países, a Ashoka é uma organização mundial, sem fins lucrativos, pioneira no campo da inovação social, trabalho e apoio aos Empreendedores Sociais. O fundador da Ashoka, Bill Drayton (ex-McKinsey and Company) foi considerado um dos 100 maiores líderes visionários em 2015 pela publicação Real Leaders. A Ashoka oferece serviços de apoio aos empreendedores e conexões a uma rede global formada por vários atores da sociedade e principalmente por pessoas dedicadas a mudar o mundo. Muhammad Yunus e Kailash Sartyarthi são vencedores do Prêmio Nobel da Paz e também parte desta rede.

Com programas bem estruturados, onde habilidades e conhecimentos nas áreas de negócios e estratégia eram requeridos, pudemos participar de várias iniciativas Ashoka, entre elas, projetos envolvendo a Gastromotiva, a Oficina Municipal e a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT)

Como parte da agenda anual da SCIP Brasil, durante o 7ª SCIP Latin America Summit, foi apresentado o projeto SCIP4BW para o público e realizamos uma mesa redonda, juntamente com a Ashoka, sobre os conceitos de empreendedorismo social.

Em dezembro, realizamos um evento exclusivo com o tema: “Inteligência e Estratégia para transformar os resultados e futuro das organizações” em que tivemos o prazer de contar com a presença de nossa Presidente Internacional, Nan Bulger, que apresentou o projeto da SCIP For a Better Wordl na Nigéria.

Por meio de diálogos profundos com o time da Ashoca Brasil – Sabrina Leme, Cláudia Duran e Deise Hajpek, dentro do projeto Grow2Impact, aprendemos que o conceito de ajudar as pessoas vai muito além das iniciativas governamentais, filantropia e áreas de responsabilidade social para negócios sociais. Termos como negócios inclusivos*, negócios sociais **e investimentos de impacto *** entraram em nosso vocabulário e discussões internas. Pretendemos ampliar esse diálogo com outros atores da nossa sociedade.

Em 2016, começamos a discutir com universidades e instituições de ensino. E também estamos desenvolvendo um programa internacional para permitir o contato entre empreendedores sociais e profissionais de Inteligência Competitiva. Se você quiser fazer parte dessas iniciativas e nos ajudar a fazer um mundo melhor com sua experiência em Inteligência e Estratégia, fale com a gente.

* negócios inclusivos * – negócio sustentável que beneficia comunidades de baixa renda
** negócios sociais – empresa dedicada a resolver um problema social de uma forma financeiramente autosustentável e que reinveste seus lucros para dimensionar seu impacto.
*** Investimento de impacto refere-se a investimentos “feitos em empresas, organizações e fundos com a intenção de gerar um impacto social ou ambiental mensurável e positivo concomitantemente com um retorno financeiro.”

SCIP4BW
Equipe Brasil – Viviana Loriato, Marília Sobral Albiero e Rogério Frediani

Se você é de São Paulo, atua em áreas ligadas a Estratégia, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado ou afins, e deseja participar do nosso grupo – como voluntário ou parceiro da SCIP Brasil São Paulo, entre em contato conosco!

.

Acompanhe nossas atividades!

Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh