inform-logo-medium

Durante a primeira semana de dezembro, a SCIP Brasil recebeu a ilustre visita de Nan Bulger, presidente mundial da SCIP e de Michelle Winter, diretora global de capítulos e de iniciativas de voluntariado. Além de participarem dos dois eventos ocorridos no mês, Nan e Michelle visitaram algumas empresas em que atuam membros da SCIP no Brasil, encontraram-se com voluntários do capítulo brasileiro e conheceram os preparativos para o lançamento da SCIP University no país em 2016.

Nan também foi uma das palestrantes do Encontro SCIP Brasil realizado no dia 5, que teve por tema A Inteligência Como Forma de Multiplicar o Impacto dos Negócios Sociais. Ela apresentou o programa SCIP Por Um Mundo Melhor, que também está em funcionamento no Brasil, e o conceito SCIP Learn, Serve and Grow, ressaltando como os profissionais de inteligência podem exercer influência na sociedade por meio do voluntariado. O evento, que foi capitaneado pelos membros e voluntárias da SCIP Viviana Loriato e Marília Sobral Albiero, também teve apresentações de grandes profissionais envolvidos no mundo dos negócios sociais.

Gisela Solymos, empreendedora social e fundadora do CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional, apresentou este grande caso de sucesso e destacou que as experiências e conhecimentos tácitos dos praticantes de inteligência e estratégia se encaixam perfeitamente no apoio às decisões e desafios que os empreendedores sociais enfrentam, os últimos algumas vezes potencializados pela falta de experiência ou formação em negócios, e que mesmo soluções aparentemente simples podem ajudar e ter grande valor. Já Daniele Costantini, designer thinker da Hookah Brasil que disponibiliza uma parte de seu tempo para apoiar negócios sociais com a aplicação da metodologia de Design Thinking, apresentou vários cases nesta área e sua motivação para contribuir e gerar impacto. Por sua vez, Claudia Duran, diretora da Ashoka no Brasil, organização parceira da SCIP no programa SCIP for a Better World, ressaltou a importância do voluntariado e como cada pessoa pode ser um agente de transformação – “Everyone a changemaker” é exatamente a declaração de visão da entidade. E os impactos de ser um voluntário não têm efeitos somente em terceiros mas também para si, como mostrou o depoimento de Marília Sobral Albiero que, ao longo de 2015, participou ativamente do programa GROW2IMPACT da Ashoka como consultora pro-bono voluntária.

No dia 7, a SCIP Brasil recepcionou os novos voluntários na FIPE-USP, parceira da SCIP Brasil; durante toda a manhã os interessados puderam conhecer melhor o funcionamento e a estrutura da SCIP no país e no mundo, encontrar outros membros e voluntários e já identificar oportunidades de atuação a partir do próximo ano. O encontro terminou com um almoço de confraternização no MASP e a certeza de que 2016 será um ano de grandes realizações e de novos encontros.


Se você é de São Paulo, atua em áreas ligadas a Estratégia, Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado ou afins, e deseja participar do nosso grupo - como voluntário ou parceiro da SCIP Brasil São Paulo, entre em contato conosco!

.

Acompanhe nossas atividades!

Web Design BangladeshWeb Design BangladeshMymensingh